sexta-feira, 20 de março de 2009

Relacionamento com cliente - O bom senso da inteligência



Olá amigos,

Hoje quero falar sobre um assunto que é visto, pelo menos por grande parte das pessoas, como complicado de se executar e muitas vezes impossível de ser feito com qualidade: O relacionamento.
Apesar de parecer um tanto quanto redundante no assunto, descobri através de observação e experiências vividas que o relacionamento é um dos principais (se não for o principal) problema de pequenas e, por incrível que pareça, grandes empresas.
No Brasil o sistema de relacionamento entre empresas e consumidores ainda está andando em passos curtos. Como os investimentos são grandiosos para adquirir sistemas eficazes de CRM (Sigla destinada ao gerenciamento sistematizado de relacionamento entre empresas e clientes), muitas empresas tentam fazer o processo de forma menos profissional ou até mesmo não dispõem de nenhum tipo de recurso para tal.
Para os mais conservadores, a idéia de CRM remete à aumento de custos com pouco retorno. Para os mais atualizados o CRM é uma grande solução para os negócios, visto que a variedade de produtos e a quantidade de concorrência é gigantesca e que conhecendo bem o cliente, poderá fidelizá-lo com maior grau de abrangência e segurança.
Mas vou falar de relacionamento de forma mais abrangente aqui. Pra que possamos compreender do que é relacionamento, vamos tentar fazer uma analogia entre nossa vida pessoal e o que seria um excelente relacioamento com o cliente.
Vamos imaginar duas pessoas com visões sobre relacionamento bastante diferentes.
A primeira é casada, tem 2 filhos, mas não é nada boa em lembrar-se de datas comemorativas, não tem criatividade para causar surpresas positivas e presentes irreverentes ou exóticos e também não gosta de alterar rotinas a fim de gerar bons resultados com sua família.
A segunda também é casada e com 2 filhos, mas pelo menos uma vez por semana chega em casa com uma novidade, ajuda nos afazeres domésticos, dedica-se a cada membro da família de forma individual e em grupo quando conveniente, reúne amigos (com o comum acordo entre todos) com frequência para reuniões divertidas, programa passeios com a esposa e separadamente com os filhos, com o intuito de reforçar os laços com todos.
Enfim, ainda é necessário perguntar qual família é mais feliz? Podem haver várias respostas visto que estamos falando de seres humanos, mas algo não pode ser negado: A segunda família é, pelo menos, mais unida.
Isso reforça o fato de que o relacionamento inteligente é importante para a vida pessoal, profissional e obviamente para os negócios.
Reflita sobre isso.

Clique aqui e vá ao Wikipedia para conhecer o conceito de CRM

Nenhum comentário: