quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Variedade (Commodities): Empatia como peça chave no processo de venda.

Olá amigos,

Na condição de cliente, vivemos dias confusos, pois são tantas opções que quando chegamos a uma loja, seja ela de qual segmento for, ficamos perplexos com tantas variedades de um mesmo item. Dentro desse panorama, existem diversos aspectos que fazem um possível cliente tornar-se um cliente potencial. Vou relacionar três, em ordem decrescente de importância, que considero cruciais para o sucesso não somente da venda, mas do processo de fidelização do cliente.

1 - Empatia: Se o vendedor/prestador de serviço não se coloca no lugar do cliente, é muito provável que esse cliente, além de jamais retornar ao local, faça o possível para que ninguém sequer entre.

2 - Conhecimento do produto/serviço: Vender um produto/serviço do qual não se tem conhecimento mais aprofundado, requer sorte fabulosa. Os clientes atuais têm maior grau de conhecimento devido diversas ferramentas disponíveis, tornando seu nível de discussão com o vendedor mais rebuscado.

3 - Saber oferecer a solução e não o produto/serviço: O cliente sempre está em busca de soluções, sejam elas quais forem. O que é importante é fazer com que o cliente perceba que a solução para o seu problema estará disponível.

Aguardo sua visão ou exemplos sobre os itens relacionados.

Abraços.

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